quinta-feira, 9 de março de 2017

Como fazer uma resenha?

como fazer uma resenha
Imagem: Unknown

Eu venho escrevendo resenhas e críticas para o blog há pouco mais de um ano e, durante todo esse tempo, eu tenho me deparado com alguns comentários em relação à maneira que eu tenho classificado esses textos. Movido pela necessidade de esclarecer as coisas, decidi que escreveria por alto sobre o assunto, mas de maneira concisa ao ponto de descomplicar as coisas para os leitores do blog.

Resenha Comercial:

A resenha comercial é o tipo de resenha mais comum na internet. Sua finalidade é promover o produto em questão e sua obrigação está apenas em dizer se recomenda o produto ou não. Caso o produto seja um livro, um filme, uma série etc, spoilers devem ser evitados, mas não é regra que em toda resenha comercial não haverá spoilers. Eu tento não fugir do "campo de visão" da sinopse, porque, para mim, passar daí é dizer o que não deveria. 

Resenha Crítica:

Além da resenha comercial existe outro tipo de resenha que, acredito eu, seja o modelo que as pessoas estejam mais acostumadas a ler: a resenha acadêmica crítica. O objetivo dessa resenha é apontar os pontos importantes em uma obra, mantendo a imparcialidade do início ao fim. Existiu um momento que a resenha literária - agora focando no tema do blog - era feita de maneira impressionista, ou seja, o autor da resenha dava sua opinião sobre o texto, o que não cabe a ele fazer isso em uma resenha crítica. "Para afirmar algo, é necessário provas".

Além disso, a resenha crítica se difere da comercial no que diz respeito a uma análise mais profunda, e para isso o autor daquela deve conter uma bagagem cultural grande o suficiente para deixar a superfície da obra. Por fim, a obra deve ser recomendada para um público específico. 

Minhas Redes Sociais: 

Nenhum comentário

Postar um comentário