terça-feira, 26 de julho de 2016

Personagens: Planos e Redondos

Personagens: Planos e Redondos
Fotografia: Eduardo F. Lima
Não tem muito o que explicar. É simples e não existe nem a possibilidade de quebrar cabeça para entender a diferença entre os personagens planos e os personagens redondos. E por essa razão essa postagem será curtinha assim mesmo. Não estranhe. 

Personagens Redondos (Round Characters): também conhecidos como personagens tridimensionais ou personagens esféricos, são personagens mais complexos, completos e que possuem personalidade formada. São aqueles que lidarão com conflitos durante a trama e que, durante ela, passarão por altos e baixos. Não há limite de personagens redondos em uma história. 


Personagens Planos (Flat Characters): também conhecidos como personagens bidimensionais, são personagens com poucos traços e que não carregam tantas características psicológicas. Seu papel é um tanto quanto previsível porque ele termina a história da mesma forma que a iniciou. Também não há limites de personagens planos em uma história.

Leia também: O Que São Morning Pages?
Leia também: O que são personagens alegóricos?

A classificação de personagens com base nas suas características psicológicas deu-se a partir do livro Aspectos do Romance (Aspects of Novel) do autor Edward Morgan Forster, publicado no Brasil pela Editora Globo.  Neste livro, o autor também fala do conceito do enredo, o qual eu ainda pretendo falar sobre. Então, fique no aguardo aí.

Minhas Redes Sociais: 

4 comentários

  1. Muito bom saber essa diferença, não conhecia <3

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luís!
    Olha, não sabia disso, mas já é um conhecimento a mais agora, haha.

    ENTRETANTO • INSTAGRAMTWITTER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha muito bem, Ju. Sdds de você por aqui <3

      Excluir