quarta-feira, 20 de abril de 2016

O Que É Quiprocó?

O que é Quiprocó?
Foto da Melina Souza
Quiprocó, do latim quid pro quo, é uma expressão que significa "uma coisa por outra". Dentre vários outros empregos, essa expressão define, também, situações de má interpretação, mal-entendido, nas quais, por intermédio de mau uso da língua, ou uso em momentos e/ou contextos inadequados, seu sentido real é alterado, assim, podendo causar uma belíssima de uma confusão. Ela é um elemento bastante usado tanto na literatura quanto no cinema.

Um ótimo exemplo é no Shrek 1, quase no fim do filme, quando Shrek, encorajado pelo seus sentimentos, vai ao encontro de Fiona para dizê-la tudo o que sente, mas, ao se aproximar da caverna na qual ela estava passando a noite, ele ouve "quem poderia amar um ogro tão nojento e feio?" e logo em seguida "princesa e feiura não combinam" fazendo-o achar que ela referia-se a ele, enquanto ela referia-se a si mesma.

Comecei escreve essa postagem há algumas semanas, mas não consegui me lembrar de outro exemplo, senão esse que foi dado pela Luisa Clasen em um vídeo sobre o assunto, mas aposto que você deve ter vários outros em mente.

No inglês, quid pro quo significa uma troca de favores - "a favor for a favor" - ou, ainda, uma permuta - troca de bens por serviços. Existe até uma expressão comum no inglês britânico que é "você coça as minhas costas que eu coçarei as suas" que significa literalmente o tal do quid pro quo.


Nenhum comentário

Postar um comentário