quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Livros Para Entender o Nazismo

Entenda o Nazismo
O história européia não é uma das mais amigáveis e, certamente/infelizmente, as duas grandes guerras contribuíram para esse legado obscuro que o continente carrega até os dias atuais. São períodos importantíssimos e tão superficialmente abordados no colégio, deixando a desejar o estudo de um assunto que tem tanto a oferecer. 

Eu leio bastante sobre guerras tanto pela curiosidade, quanto pelo necessidade de mais conhecimento - isso é meio que um hobby para mim -, e por mais que eu não seja certificado para seguintes recomendações, elas valem sua atenção mesmo assim. Prometo. Com tais recomendações, além de passar-lhes informações, pretendo fazer-lhes sentir. Sentir. Exatamente: sentir. Passei a ver o mundo de outra forma graças a estes livros:

O Sobrevivente (2000) - Editora: Record


Foi meu primeiro livro sobre o holocausto e até então não achei um tão bem explicativo. Li coisas neste que não encontrei em nenhum outro - talvez, por acharem que tais acontecimentos não tinham relevância, mas que no fim das contas realmente tinham. 

O sobrevivente conta sua experiência, a de Aleksander Henryk Lak (o autor), em 6 anos em campos de concentração. Infelizmente falecido ano passado, Aleksander conseguiu nacionalidade brasileira após fugir de Auschwitz e deixar sua terra natal, na Polônia, depois da Segunda Guerra Mundial. Todo esse percusso é narrado no livro e merece muito, muito o seu tempo. 


Escondendo Edith (2009) - Editora: Melhoramentos


Sempre que vejo Escondendo Edith em bibliotecas eu surto um pouquinho. Li Escondendo Edith numa maratona de livros sobre nazismo, segunda guerra mundial, holocausto etc. Quando comecei organizar as ideias para escrever essa postagem eu pensei se eu deveria mesmo colocar Escondendo Edith, porque tive impressão de que por eu estar em uma maratona de livros sobre o assunto as informações teriam sido "extraviadas", sabe? "Será que isso é realmente de Escodendo Edith?" No fim das contas decidi colocá-lo por conta das poucas informações que eu tenho certeza que não foram extraviadas. Li esse livro em 2013, caramba. Li taaaantas coisas desde então. Não é justo. Estou ficando velho. Então se pelas poucas coisas que eu tenho certeza que não foram extraviadas eu já o recomendo, imagina se eu lembrasse do livro inteiro. O que você está fazendo que não está lendo Escondendo Edith? 

Edith Schwalb, austríaca e judia, tinha apenas 6 anos de idade quando Hitler havia invadido o seu país. Graças a amigos, que trabalhavam para o exército, a família de Edith fora informada sobre as atrocidades dos nazistas e então é forçada a abandonar a vida que levava em Viena e a partir rumo a sobrevivência. Sobre livros de fugas, Escondendo Edith é o mais completo e didático que eu cheguei a conhecer. Esse é mais um livro autobiográfico. 

O Pianista (2008) - Editora: BestBolso


Quem nunca assistiu o filme no ensino fundamental que atire a primeira pedra. Assisti na oitava série, mas, como eu era o capeta em sala de aula, não dei menor atenção para o filme e preferi tocar o terror na sala, instead. 

Depois de dois anos eu assisti o filme - de verdade - e confesso que achei bem mediano, nada tão uau como me disseram. Aí, no ano passado, sem mais o que fazer, comprei o livro de bolso e resolvi rever a história e me surpreendi. Ele é um livro super cheio de informação e com momentos absurdos.

Seu foco é na área urbana, como as coisas aconteceram dentro das cidades e não nos campos de concentração (como no caso de O Sobrevivente), na zona rural (como no caso do Escondendo Edith). Ele, como tantos outros livros (O Rouxinol, como exemplo), é a prova de que nem todos os representantes dos Países do Eixo foram adeptos a suas ideologias


Minhas Redes Sociais:


3 comentários

  1. Esse é um capitulo triste da historia...é bom aprender para não se repetir...boas indicações....
    Gostei, muito legal ^_^
    Blog ArroJada Mix
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
  2. Melhor fica aki no blog da marcela, do q ir propro carnaval...

    ResponderExcluir