terça-feira, 28 de julho de 2015

Gruta das Pedras Brilhantes

Pinturas Rupestres


Os primeiros registros de arte são na Idade da Pedra (Paleolítico, Mesolítico e Neolítico). Durante o período Paleolítico, o homem, que ainda era caçador-coletor, ou seja, nômade, usava ambientes rochosos para expressar conceitos, ilustrar a caça, rituais, o cotidiano, etc.

Localizada a cerca de 18km do centro de São Desidério, a Gruta das Pedras Brilhantes está se tornando alvo de vândalos. São centenas de pinturas rupestres na região que conta com 7 sítios arqueológicos, muitas, até mais velhas que Jesus Cristo.

Todos os sites da região falam acerca do acompanhamento de um guia de turismo, mas o que prova a ausência destes são os nomes escritos com carvão em cima das pinturas rupestres. Para uma entrevista recente ao G1 um dos guias conta que o passeio até o local, que deveria ser algo prazeroso, está virando motivo de vergonha.

Pinturas Rupestres
Pinturas Rupestres


Pinturas Rupestres
Mas por que o costume de apreciar arte está deixando de existir e virando motivo de piadas? Porque, simplesmente, arte nunca foi apreciada no Brasil. Não sou historiador graduado ainda e tenho muito o que aprender com a História, essa disciplina que, com o tempo, passei a amar, mas como estudante do ensino médio e pelo meu conhecimento por História do Brasil, acredito que, isso está presente na nossa cultura desde os tempos coloniais.

Pinturas Rupestres
Sítio Arqueológico


Pinturas Rupestres
Uma nação à mercê da própria sorte por mais de três séculos, na qual o tráfico negreiro predominava gerando um índice assustador de 90% de analfabetos no seu ano de independência, em 1822. Nem todo nobre era digno de assim ser chamado. Eram grandes latifundiários, alguns analfabetos, que, vergonhosamente, fez do Brasil o último país a abolir a escravidão no Ocidente porque, mais do que eles, a Monarquia necessitava do trabalho escravo, mesmo que contra sua prática.

Depois de gradativamente libertos, em 1888, os negros deveriam estar livres, porém muitos se mantiveram em condições desumanas por conta do desamparo. Também houve a importação de mão de obra de países como Itália e Japão, por exemplo, que viviam nas mesmas condições dos negros, o que pode justificar alto índice de criminalidade no Brasil nos dias de hoje - desigualdade.

Mesmo que proclamada em 1889, o atual modelo de eleição que conhecemos é coisa nova. O novo e o velho modelo de república foi marcado por ditaduras, excluindo o que mais importa em um país: o povo.

Sítio Arqueológico
Sítio Arqueológico
O Brasil ainda é uma criança. Seus desenvolvimentos são recentes e a falta de apoio do governo não é apenas problema atual. É algo que está impregnado em nossa cultura. Um legado de Portugal. Uma reeducação poderia dar fim nesse problema e o governo deveria trabalhar com mudanças na forma em que atua com maior incentivo aos meios artísticos incluindo essa massa que ainda se vê à parte de uma sociedade familiarizada com o mundo além das múltiplas baboseiras que somos obrigados a seguir em alguns meios de ensino ainda arcaicos ou inexistentes

3 comentários

  1. No meu ponto de vista, a arte tem sim seu espaço por aqui, o problema é a mídia que não divulga e que não mostra o meio artístico além das novelas ou músicas populares. Em consequência, só os amantes mesmo que acompanham e tudo mais se mostram interessados neste assunto. Nos tempos dos movimentos literários por exemplo, a arte era bem "percebida" porque era o único entretenimento, ou coisa que dava para se apreciar. Portanto, era bem mais reconhecida, e idolatrada . É uma pena mesmo o rumo que as coisas estão tomando em relação a uma coisa tão importante como estas pinturas rupestres.

    www.umlevecodinome.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, isso é geral. Uma pesquisa realizada pela Fecomercio/RJ desse ano, mostra que 92,5% dos brasileiros não vão a exposição de artes e oscila entre 70 e 80% dos brasileiros que não apreciam nenhum outro tipo de arte (dança, teatro, cinema, leitura). E, creio que, a arte na época dos movimentos literários (?) não era bem percebida porque o Brasil atual reflete o que vem sendo desde a chegada dos meus amiguinhos portugueses.

      Excluir
  2. Achei muito bonita sai da minha cidade (Salvador) kkkkkk mentira ... continuando fui ate a gruta , mais msm assim sai da minha cidade para ir atras dessa gruta.La tem varias pedras escorregadias que parecem ter óleo i eu brincava muito

    ResponderExcluir